A cozinha americana com sala tem uma estética atrativa e que se destaca por ser um conceito funcional de espaço. Este artigo traz dicas que farão o seu projeto ser bem mais planejado e o que fazer para deixá-lo à sua cara, então, leia.
Qual é o conceito de cozinha americana com sala planejada?
A cozinha americana com sala é um conceito que visa integrar os dois cômodos da casa de uma forma fluida, leve e aconchegante. Em suma, a ideia é criar um espaço que tenha a perfeita harmonia, reduzindo as divisões para uma melhor interação, por exemplo:
- sem paredes ou divisórias entre os dois espaços;
- funcionalidade, para um fluxo de interação sem barreiras;
- sensação de uma maior amplitude dos dois cômodos;
- um design mais coerente;
- boa iluminação.
É isso o que a integração pode prover para uma casa estilo americano. Todavia, não é qualquer ambiente que está apto a ter esse tipo de projeto, é vital que cada proposta tenha uma boa análise de espaço.
Os desafios desse espaço
Um dos maiores desafios para esse tipo de integração entre sala e cozinha americana é controlar o odor de comidas e refeições. Por isso, ao fazer um projeto para o seu imóvel, considere este aspecto e outras soluções, como exaustores e produtos que são anti-odor.
Como planejar uma cozinha americana com sala?
Para planejar a cozinha americana com sala, é crucial avaliar toda a área do projeto para entender qual a melhor forma de construir. Então, meça toda a área para saber as suas dimensões e avalie a posição de janelas, portas e qualquer outro obstáculo.
Considere também o layout do espaço, em L, U ou central, uma vez que ele precisa ser amplo e distribuir bem cada canto. Além disso, planeje com cuidado a posição dos móveis e eletrodomésticos para que eles fiquem em zonas funcionais e de fácil acesso.
Escolha o estilo da cozinha americana com sala
A ideia desse conceito é criar uma harmonia entre os dois cômodos não só na distribuição dos espaços, mas no estilo também. Por exemplo, os traços mais minimalistas, como cores neutras, linhas limpas e formas geométricas.
Usar vidros e materiais com a superfície lisa dão um ar mais moderno ao ambiente. Além disso, há outras opções que você pode explorar, o estilo industrial é um deles, com elementos mais brutos, como tijolo exposto, metal e concreto.
Quem gosta de uma dose mais rústica para a sua cozinha americana pode usar um acabamento de madeira, plantas e cores suaves. A princípio, isso traz um ar de aconchego para a integração com a sala.
A coesão entre cozinha e sala
Como você viu no tópico anterior, a cozinha e a sala devem ter um ar de harmonia entre os dois ambientes. Por isso, a paleta de cores a se usar nesses cômodos precisa criar uma conexão.
O design de toda a parte de acabamento também são pontos essenciais para criar um espaço bonito e aconchegante para a casa. Nesse sentido, a iluminação tem que seguir o mesmo padrão nas duas áreas, sem que uma seja mais forte que a outra.
A escolha dos móveis
Para escolher os móveis da sua cozinha sala precisa atender a três bons requisitos. São eles, o conforto, a estética e a funcionalidade que eles irão trazer ao espaço. Além disso, considere também o tamanho deles, visto que isso vai variar conforme a área.
Considere a iluminação natural
A iluminação natural é um ponto interessante para considerar na hora de planejar a integração da cozinha e a sala. Portanto, opte por móveis mais claros para ampliar o efeito da luz do sol, bem como usar cortinas leves nas janelas.
Como personalizar a cozinha americana com sala?
Uma cozinha americana com sala terá a sua cara ao optar por uma decoração única. No entanto, é vital que você não exagere nas cores e objetos, em suma, as dicas para fazer isso na medida certa são as seguintes:
- use cores que refletem a sua personalidade;
- coloque objetos com valor emocional para você;
- decoração com artes únicas;
- colocar flores e plantas em pontos estratégicos;
- móveis personalizados;
- adotar uma boa iluminação.
Quanto mais gosto pessoal você introduzir, melhor será a estética da área. Todavia, o alerta fica por parte do excesso, então tenha cuidado para não exagerar. Por fim, lembre-se que isso é algo que leva tempo, consulte lojas e busque inspiração para criar um espaço único.