A cozinha com ilha no meio é uma estrutura funcional que não só traz uma ótima estética para o ambiente como dá praticidade nas tarefas. Porém, é vital conhecer o conceito para saber como projetar e entender em qual circunstância implantar a estrutura é uma boa ideia.
O que é uma cozinha com ilha no meio?
A cozinha com ilha no meio é um estilo de projeto que se caracteriza por ter uma bancada no meio do espaço deste cômodo. Em suma, a ideia desse layout é criar uma área funcional no centro cujas laterais permitam a circulação de pessoas com fluidez.
Esse tipo de estrutura também dá ao local uma série de funções e finalidades. Isso porque é um modelo de móvel muito versátil, o que ajuda não só na organização da cozinha, mas para fazer atividades, por exemplo:
- preparar alimentos e fazer refeições;
- armazenar itens de cozinha nas gavetas e armários embutidos;
- ser um espaço para se reunir com os amigos;
- funcionar como uma adega ou bar;
- área de cozinhar, alguns modelos vem com cooktop ou fornos para esse fim.
Como você pode observar, não há apenas uma forma de uso dessa ilha. Ou seja, a depender da sua necessidade, a estrutura pode ser um ponto-chave para realizar tarefas do dia, bem como comer uma simples refeição.
A diferença de ilha para península
Uma ilha é uma estrutura isolada, sem que as suas extremidades tenham contato com nenhuma móvel, parede ou qualquer outro elemento. Já a cozinha península é uma bancada em extensão que se conecta com um armário, pias ou outro tipo de barreira.
O que colocar na ilha da cozinha?
A escolha do que você vai colocar na ilha da cozinha irá depender da necessidade. Ou seja, ela pode servir como um armário para guardar panelas grandes, utensílios, potes e qualquer outro item que preferir.
Um exemplo que merece destaque é que a bancada no meio do cômodo pode ser uma espécie de despensa para guardar alimentos. Afinal, por estar no centro, o acesso a certos objetos e produtos é mais prático.
Caso prefira, você também pode colocar um eletrodoméstico em alguma das prateleiras, como micro-ondas, liquidificador, embutir um forno ou fogão.
O uso da ilha será conforme o seu gosto, pretensão ou necessidade, pois a essa estrutura é capaz de se alinhar a qualquer ideia. Contudo, uma boa dica para definir qual será a sua utilidade, busque entender como a ilha irá lhe servir melhor.
Quais são os benefícios da cozinha com ilha no meio?
A cozinha com ilha no meio é, antes de tudo, uma estrutura funcional, sendo este um dos seus grandes benefícios. Porém, as vantagens de optar por esse tipo de layout vai muito além, por exemplo:
- pode ser um espaço extra de trabalho;
- aumenta a área de preparação de alimentos;
- ser um local para fazer refeições;
- é um elemento estético de muita beleza;
- funciona como um divisor de espaço para cozinhas abertas.
Todos esses pontos são o que esse tipo de móvel pode oferecer à sua casa. Além disso, a estrutura ajuda a dar mais valor ao imóvel, uma vez que a bancada pode ser multifuncional e possui um bom potencial estético.
Quais são as dicas para projetar uma cozinha com ilha no meio?
Uma cozinha com ilha no meio precisa, a princípio, de um bom planejamento. Nessa etapa você irá analisar todo o espaço, tirar as medidas e definir as dimensões da estrutura para ficar bem localizada, depois disso, defina:
- o objetivo que a ilha terá;
- um layout funcional que não interfira no fluxo da cozinha;
- os elementos, como armários, gavetas, área de refeição, entre outros;
- estilo e design que traga uma visual harmônico com a cozinha;
- tomadas para ligar os eletrodomésticos;
- a iluminação que irá ficar sobre a ilha;
- o espaço da estrutura para os móveis para ter um bom espaço de circulação.
Essas são as dicas principais para você criar um bom projeto de cozinha. No entanto, é vital usar materiais de qualidade para a sua ilha, visto que isso dará uma longa vida útil e resistência a ela.
A cozinha com ilha no meio vale a pena?
Uma cozinha com ilha no meio vale muito a pena, principalmente para quem tem uma área grande para criar a estrutura. No entanto, no caso de um cômodo pequeno, essa opção pode não ser uma boa ideia, pois irá ocupar muito espaço.
É aí que entra a importância de um bom projeto, a fim de saber como adaptar o local para receber a ilha no centro. Contudo, esse tipo de bancada tornará a sua cozinha mais prática, bem como uma maior organização e espaço para guardar objetos, utensílios e itens.
Consulte um profissional
Para concluir este artigo, então, é vital que você consulte um profissional da área. Em suma, ele irá montar um projeto que se adeque ao seu gosto e necessidade, além de dar dicas pontuais para a sua cozinha.